Este complexo personagem , razão de nossos esforços diários , há muito tempo não é o mesmo.
Mais do que um CNPJ , um nome fantasia e um “slogan“ , o cliente hoje é um ser vivo , mutante , em constantes alterações de rota , frente as gigantescas mudanças do cenário mercadológico, que além de atingi-lo , pega toda uma cadeia que o abastece , aí estamos nos , como eu digo:
– No meio do tiroteio , fugindo de bala perdida.
Falta segurança também neste cenário , a sobrevivência das empresas está em risco constante , a diferença é que no
mundo corporativo, sua maior proteção esta na capacidade de sua empresa em se antecipar, entender , prever , para melhor sobreviver.
Resumidamente, pois este tema tem muitos capítulos , a medida que sua lente dá um “zoom“ , detalhes fundamentais devem ser analisados.
Quem é o cliente neste mix de gerações convivendo entre os anos pós segunda guerra até os dias de hoje?
O que mudou a cada dez anos na escadaria da evolução tecnológica?
Qual a papel da Internet , e mails , redes sociais , aplicativos de mensagem, ferramentas de comunicação remota , frente a agonizante mídia, comunicação impressa?
Como prever o hábito de quem nasceu analógico e foi obrigado a desbravar o digital como única alternativa?
E os que nasceram digitais e tem uma visão distante , destorcida do que foi o analógico?
Soma-se a isso a globalização , um cliente final com variadas nuances de preferências , hábitos , valores , propósitos , poder aquisitivo , assim identificação do cliente está cada vez mais tranquila. 🫣
Só que não !
Reside aí o maior desafio , descobrir que ferramentas além das convencionais, a Inteligência Artificial pode sugerir para encurtar o caminho que nos separa de nosso cliente, a partir daí, oferecer o que ele deseja , na ordem de grandeza de atributos que ele valoriza, no preço que ele pode ou quer pagar.
Simples assim…😱
Livros
Pelas lentes do atendimento
Quando o uso o termo pela minha lente, indico de imediato um zoom sobre um determinado tema , sob minha ótica, percepção.O atendimento foco de