ela lente do cliente 🔍 o processo de atendimento começa por um desejo, necessidade.
Seja no, Mercado B2B ( Business to Business) onde empresas saem um busca de produtos ou serviços de outras empresas ou no B2C ( Business to Consumer) onde o consumidor sai da mesma forma , em busca de outros produtos ou serviços, este primeiro momento pode levar empresas , profissionais ao pódio ou a últimas colocações, em outras palavras, a vender ou não ?
Focando em B2B , quando um cliente tem uma necessidade, sua busca inicial deve ser acessível, rápida , prática , o atendimento surprendente começa a fazer a diferença.
Como você profissional de vendas e sua empresa estão posicionados neste momento fundamental?
É fácil te encontrar ? Você fala a linguagem do seu cliente , está disponível em todos os canais, site, e mail fone , “WhatsApp”, redes sociais , Google ?
A partir deste primeiro contato, qual sua velocidade para retorno? Você está preparado técnica e comercialmente para responder questões como :
“ Lead time” prazo de entrega, tempo de projeto , especificações técnicas, protótipos , amostras , lotes de validação, pilotos, logistica, uso e treinamento do produto ou serviço , custo por lote, instalação , acessórios , “cross selling ”ou up selling , condições de pagamento flexibilização, acordos de confidencialidade, adequação ESG, laudos técnicos e mais importante, a garantia de que o que foi solicitando em produto ou serviço será atendido na íntegra.
Observe que está é apenas a primeira etapa da chamada jornada do cliente , aqui muitos profissionais, empresas são desqualificados pelo simples fato de demorarem a ser localizados , não retornarem , por não ter agilidade para está largada, onde o processo de escolha por parte do cliente começa, o fator atendimento faz a primeira diferença .